Você sabe quantas vacinas contra o coronavírus estão sendo testadas?
top of page

Você sabe quantas vacinas contra o coronavírus estão sendo testadas?

Atualizado: 7 de out. de 2021

Você irá se surpreender com a quantidade de testes que encontramos!



Mais de 150 vacinas estão sendo testadas contra o coronavírus. Obviamente, a maioria ainda não está sendo testada em humanos, mas 27 já se encontram nesse estágio. Ótima notícia! Quanto mais opções tivermos, maiores serão as chances de acabar logo com a pandemia e menor a chance de ficarmos reféns de apenas um laboratório/indústria. Por isso, é preciso reconhecer o esforço que os cientistas estão fazendo. Afinal, para desenvolver uma única vacina eficaz e segura são necessários anos de pesquisa e estamos assistindo quebras de recordes de tempo.


As pesquisas começaram ainda em janeiro e foram muito importantes para decifrar o material genético do SARS-CoV-2. Essa foi uma descoberta impressionante para a qual pesquisadoras brasileiras contribuíram bastante. O conhecimento do genoma viral associado ao conhecimento sobre a estrutura viral permitiu o desenvolvimento de vacinas as quais começaram a ser testadas em seres humanos ainda no mês de março. O trabalho continua, algumas tentativas falharão e outras poderão terminar sem um resultado claro, mas dificilmente não chegaremos a uma preparação capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos eficazes contra o vírus.

 
 

Este é o primeiro post sobre vacinas. A a partir de agora eu irei rastrear o desenvolvimento das principais pesquisas. Informações atualizadas, sem fake news, sem política, numa linguagem acessível... tudo isso gratuitamente e com a única intenção de propagarmos as descobertas científicas das quais tanto dependemos para voltarmos à "normalidade"


ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE VACINAS


TESTES PRÉ-CLÍNICOS : Os cientistas aplicam a vacina em animais como ratos ou macacos para verificar se ela produz uma resposta imune.


ENSAIOS DE SEGURANÇA DA FASE I : Os cientistas aplicam a vacina em um pequeno número de pessoas para testar a segurança e a dosagem, além de confirmar que ela estimula o sistema imunológico.


ENSAIOS EXPANDIDOS DA FASE II : Os cientistas aplicam a vacina em centenas de pessoas divididas em grupos, como crianças e idosos, para verificar se a vacina age de maneira diferente neles. Esses ensaios testam ainda mais a segurança e a capacidade da vacina de estimular o sistema imunológico.


ENSAIOS DE EFICÁCIA DA FASE III : Os cientistas aplicam a vacina em milhares de pessoas e esperam para ver quantos são infectados, em comparação com os voluntários que receberam um placebo. Esses ensaios podem determinar se a vacina protege contra o coronavírus. Em junho, o FDA, orgão americano equivalente à ANVISA, afirmou que uma vacina contra o coronavírus teria que proteger pelo menos 50% das pessoas vacinadas para ser considerada eficaz.


APROVAÇÃO : Os reguladores de cada país revisam os resultados do estudo e decidem se aprovam ou não a vacina. Durante uma pandemia, uma vacina pode receber autorização de uso de emergência antes de obter aprovação formal.

 
 

Hoje já existem vacinas em todas as etapas! Você pode estar pensando: Mas alguma vacina já foi aprovada? A RESPOSTA É SIM!

A empresa chinesa CanSino Biologics, juntamente com a Academia de Ciências Médicas Militares, desenvolveu uma vacina sobre a qual trataremos no próximo post. Não perca!


Fontes:

  1. The New York Times

  2. Feng-Cai Zhu et al. Safety, tolerability, and immunogenicity of a recombinant adenovirus type-5 vectored COVID-19 vaccine: a dose-escalation, open-label, non-randomised, first-in-human trial. The Lancet Vol 395 June 13, 2020.



70 visualizações0 comentário
bottom of page