Ultrassonografia para avaliar o pulmão?

A ultrassonografia pulmonar é uma modalidade diagnóstica bem estabelecida no conceito point of care da medicina de emergência. No contexto da pandemia pela doença do coronavírus 2019 (COVID-19), a ultrassonografia assumiu um papel importante, apresentando boa correlação dos seus achados com a tomografia computadorizada. Conhecer as possibilidades diagnósticas da ultrassonografia é fundamental na abordagem da COVID-19 e seus diagnósticos diferenciais.


Nos últimos anos, a ultrassonografia (US) de pulmões e pleuras vem ganhando espaço na avaliação de pacientes nos setores de emergência e de medicina intensiva. Diversos protocolos definidos no conceito point of care ultrasound – ultrassom dedicado e limitado à solução de uma questão específica – estão bem delineados na literatura, seja na abordagem da síndrome respiratória aguda pelo protocolo bedside lung ultrasoud in emergency (BLUE) – ultrassom pulmonar à beira do leito em situações de emergência –, seja no diagnóstico do choque circulatório como parte do protocolo rapid ultrasound for shock and hypotension (RUSH) – ultrassom direcionado para o choque e hipotensão. Além disso, integra o consagrado extended focus assessment sonography for trauma (e-FAST) – avaliação focada com ultrassonografia para o trauma.


Como realizar o exame e quais foram os achados na US de Pulmões e Pleuras você pode encontrar no artigo Ultrassonografia pulmonar: uma ferramenta adicional na COVID-19 publicado por Rodrigo Ribeiro de Oliveira e colaboradores em julho do corrente ano.



Em breve o Ensino Diferente irá abrir as inscrições para a nova turma nova do curso Desvendando o Sistema Respiratório. Fique de olho nas nossas postagens nas redes sociais e aqui no blog!



#compartilhe #curta



Texto disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010039842020005005210&script=sci_arttext&tlng=pt#:~:text=Conforme%20relatado%20por%20diversos%20autores,importante%20ferramenta%20auxiliar%20nessa%20doen%C3%A7a. Acessado em 21/09/2020.

0 visualização